Projetos da AAFF

  
        Projeto Córregos Limpos
       - Objetivo
                 - Divulgação
                 - Mapeamento
                 - Limpeza
                 - Fiscalização
                 - Manutenção
                 - Reflorestamento
                 - Isolamento de Área
                 - Escolha da data e tempo necessário
                 - Divulgação do Resultado

       1º- Objetivo:
                         
                             A Associação Ambientalista Floresta para o Futuro com o objetivo de reverter a degradação, eliminando os lançamentos clandestinos de esgotos nos córregos e galerias de águas pluviais, conectando as residências as  redes da Sabesp, Os córregos são afluentes de grandes rios, nestes locais, são encontrados pneus, fogões usados, colchões e uma série de outros materiais lançados diretamente nos cursos d'água ou mesmo o lixo lançado nas ruas, que é conduzido aos rios por ocasião das chuvas. A contaminação destas áreas normalmente afeta outros cursos d' água e a bacia hidrográfica como um todo. A sujeira acumulada provoca mau cheiro, transmite doenças, atraem ratos, baratas e, ainda, causa inundações na época das chuvas. Uma simples ação de jogar lixo na rua pode afetar o meio ambiente e a saúde da população não somente do seu bairro, mas de todo o município. Isso porque os córregos fazem parte da estrutura urbana e pertencem a micro-bacias que são interligadas a unidades maiores, conhecidas como bacias hidrográficas. Sendo assim mantendo-as águas limpas a ponto de aumentar o numero de espécies de peixes, sendo possível em alguns trechos a pesca em forma de lazer, e também, serem usadas por banhistas em dias de calor, sabendo que em alguns trechos poluídos banhistas atualmente as usam, se contaminando, porem o objetivo é manter estes córregos limpos para todos usufruir.
         
        

         
          
           2º- Divulgação do Projeto:
                       Divulgar o Projeto nos jornais e rádios da cidade e região, convocando voluntários, entidades civis, órgãos públicos e empresas a participarem, onde terão direito de incluir seus logotipos em todos os meios de divulgações que for possível da cidade e região incluindo nas camisetas e bonés que serão distribuídos aos voluntários no dia do evento        
          
 
          3º- Mapeamento: 
                                     Mapear todos os Córregos e Ribeirões que cruzam a cidade, priorizando e incluindo-os no projeto conforme o numero de voluntários, entidades e empresas  que participarem e condições financeiras necessária ou seja, quanto mas participante e condições mais córregos relacionados e menos tempo  necessário.
         
          4º- Limpeza:
                          Manter equipes voluntárias percorrendo trechos com ferramentas adequadas e necessárias para retiradas de lixos e objetos das águas, fazendo uso de botas, luvas, cordas, ganchos, e sacos plásticos.
       
       5º- Fiscalização:
                          Organizar uma equipe, que após a limpeza percorrerá o trechos dos córregos, onde serão relacionados as irregularidades, sendo casas que lançam esgotos nas águas, construções irregulares, criações de animais ruminantes as margens, sendo notificado os órgãos competentes para as devidas providências.
           
           6º- Manutenção:
                           Locais que foram relacionados para retiradas de entulhos e outros objetos, bem como os sacos de lixos contendo os lixos retirados das margens e águas, ou outras necessidades.

            7º- Reflorestamento:
                           Nos locais que forem indicados pela equipe Fiscalizadora, capacitada para indicar os locais que precisam de reflorestamento poderão ser plantadas arvores nativas da região adquiridas por doações ou de outras formas.

            8º- Isolamento:
                               Em alguns trechos haverá a necessidade de isolamento, para que pessoas não tenham acesso com veículos para jogarem lixos e entulhos as margens dos córregos, e impossibilitando o acesso de animais ruminantes, que comem as folhas das arvores e pisoteia nas margens dos córregos causando erosões, isolamento sendo feitas por cercas de arames farpados ou outros obstáculos necessários.
           
             
              9º- Escolha da data e tempo necessário:
                            Agendar uma reunião com os voluntários e entidades patrocinadoras para que seja escolhida uma data dentro do calendário Ambiental e conforme o numero de pessoas e córregos escolhidos, verificaremos o tempo necessário para cumprir esta tarefa.
            
              10º- Divulgação do Resultado:
                            No término do trabalho todos se reunirão em um local escolhido, onde será passado para a imprensa o resultado e agradecimentos a todos os participantes de maneiras diretas e indiretas para a concretização deste projeto.

                                               DA Silva
                          Presidente