Educação Ambiental

SUSTENTABILIDADE CONSCIENTE SALVA O NOSSO PLANETA .
Nós da Associação Ambientalista Floresta para o Futuro somos a favor da educação ambiental, pois é através dela que chegaremos à sustentabilidade do planeta. De nada vale falarmos da sua degradação, se os nossos procedimentos levam ao seu fim.
O homem que o protege e o mesmo que tira dele suas riquezas e por isso, existem muito desequilíbrio na natureza. Chuvas fora do período de inverno, calor sem ser na época do verão, queimadas e desmatamentos.
O homem mal é nocivo a vida do planeta. Faz-se necessário mudarmos a sua consciência e alertamos para um futuro nada promissor, com desequilíbrios constantes em decorrência de suas ações destruidoras de vidas minerais, orgânicas e biológicas. Pelo mundo são chamados de indústrias e latifundiários, que fazem o progresso do país pela poluição e pela devastação ambiental. Pra que tanta ganância se o grande mal atinge a todos!
O bom homem, aquele que além de proteger também avisa para as grandes catástrofes ambientais. Devemos aumentar esse contingente de indivíduos responsáveis pelo que ainda resta da natureza. Vamos fazer parte desse grupo para evitar que a Terra seja num futuro bem próximo, um lugar sem solução para o meio-ambiente.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Existe nessa questão ambiental uma “sujeira debaixo do tapete” que é produzida pela população e seu desperdício no seu dia-a-dia. Este pode ser considerado um mal menor (comparado a desmatamento) mas que leva a inacreditável situação de calamidade pública. Vejamos:
Quem polui lugares públicos com seu lixo, quem deixa a luz sempre acesa ou a televisão ligada com sala vazia, esquece de fechar a torneira, toma banho demorado e etc. Esse cidadão precisa urgentemente de uma educação ambiental que possa levá-lo a triste e cruel realidade de sua contribuição ao desequilíbrio que hoje estamos e nos afeta de modo intenso, quando vemos pela televisão uma chuva que arrasa, desabriga e mata!
.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
.
Há algum tempo Salvador e municípios vizinhos sofreram com inundações, desabamentos e mortes, o governo tem culpa? (tem), por permitir que áreas sejam ocupadas, por não resolver problemas de saneamento básico e por não criar e colocar em pratica políticas de educação ambiental.
A população tem culpa? (tem), porque é muito fácil dizer “a natureza esta se vingando”. E o que você faz para minimizar os impactos causados ao meio ambiente?
Quantas latinhas de refrigerantes ou cervejas você já descartou na rua ou na praia?
Quantas vezes você já jogou uma bituca de cigarro no chão, um papel no chão, quantas vezes jogou um coco na areia da praia, uma tampinha de garrafa na rua, pela janela de casa, um papel pela janela do carro, quantas vezes você já disfarçou para jogar um resíduo qualquer em um local sem que ninguém veja (você esta enganando a você mesmo) quantos sacos plásticos você precisa usar?
Por que não fechar a torneira quando escovar os dentes, passar sabão na mão ou no banho, quando fazer a barba, por que deixar aquela luz ligada sem precisar, o ventilador ligado sem ninguém usando, tomar banho quente com a TV ligada, passar ferro com a TV ligada?
Cuidar do meio ambiente é muito mais que plantar árvores.
Tudo isso parece ser bobagem né? Um discurso ambientalista bobo né?
Mas é sua vida que esta em jogo, não adianta culpar, acusar os governantes, a mudança esta primeira em nós, é claro que muita gente mora em área de risco não por querer, mas sim por necessidade. Mas foi certo construir em cima de um lixão?
Precisamos repensar nossas atitudes e comportamentos, é possível sim um desenvolvimento sustentável, existem varias ONGs e instituições preocupadas e dispostas a ensinar sobre educação ambiental e cidadania, e são de fácil acesso a internet esta aí para mostrar muita coisa útil, a internet não é só MSN, Orkut, etc.
No artigo 225 da constituição federal de 1988, diz que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder publico e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Tudo que ocorrer com a Terra, ocorrerá com os filhos da Terra. A Terra não pertence ao homem, o homem pertence à Terra.
A mudança para um Mundo melhor começa com nossas mudanças de atitudes.
Apesar da cidade não estar preparada para esse grande volume de chuva que vem acontecendo, nós temos uma parcela de responsabilidade para o acontecimento de certos fenômenos e situações que passamos. Quando contribuímos com o desmatamento, com o acumulo de lixo nas ruas que ocasiona o entupimento de bueiros (boca de lobo), entre outras coisas.
O século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos, a temperatura da Terra aumentou cerca de 0,6°C, caso continue neste ritmo dentro dos próximos 100 anos a temperatura média do planeta Terra poderá aumentar até 2°C.
Parece ser pouco né? Mas não é.
Durante anos a ganância e a vontade política contribuíram intensamente para isso, o crescimento desordenado e não sustentável nos levou às condições que vivemos hoje.
As queimadas, inundações e o derretimento das geleiras constituem num conjunto de conseqüências que está ligado ao aquecimento global.
Antes alguns governantes achavam que não se podia proteger o meio ambiente porque impediria o desenvolvimento, estavam completamente enganados e hoje temos a certeza disso.
Quanto mais geramos gás carbônico (CO2) maior fica a temperatura da Terra, porque o CO2 fica retido na fina camada atmosférica. Nós somos os terroristas da vida no Planeta, cada um de nós traz responsabilidade pelo aquecimento global (consciente ou inconscientemente), mas podemos reverter este cenário com iniciativas pessoais.
.Entendendo um pouco o efeito estufa:O efeito estufa é a reprodução em escala planetária, do fenômeno de aquecimento que ocorre, por exemplo, quando se deixa um carro fechado sob o Sol. A Luz atravessa os vidros fechados, aquece o interior do veículo, mas o calor não consegue escapar, porque os vidros refletem os raios infravermelhos. Disso resulta uma significativa elevação de temperatura.
Na atmosfera terrestre, o gás carbônico, o CFC, o óxido de nitrogênio e o metano, cumprem o papel do vidro do automóvel. Assim uma parte do calor retido volta à superfície e outra permanece na atmosfera, desregulando a balança térmica planetária.
.
Você sabe quanto tempo o lixo leva, em média, para se decompor?.
Papel = 3 meses.
Palito de fósforo = 6 meses.
Ponta de cigarro = 1 a 2 anos.
Chiclete = 5 anos.
Lata = 10 anos.
Sacos plástico = 30 a 40 anos.
Garrafa de plástico = mais de 100 anos.
Latinha de cerveja = 200 anos.
Tecido = de 100 a 400 anos.
Fralda descartável = 600 anos.
Vidro = mais de 4000anos.

.
Como identificar os coletores para cada resíduo:
.
AZULPapel/Papelão
VERMELHOPlástico.
VERDE Vidro.
AMARELOMetal.
PRETO Madeira.
LARANJAResíduos Perigosos.
BRANCO – Resíduos Ambulatoriais e de Serviço de Saúde.

ROXOResíduo Radioativo.
MARRONResíduo Orgânico.
CINZAResíduo Geral, Não Reciclável, ou Misturado, ou Contaminado não passível de separação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário