Recuperação Hídrico Florestal do Ribeirão do Pau D’alho



Trecho do Ribeirão do Pau dalho
            Por ser uma Associação com uma forte tendência à preservação do ambiente urbano, a Associação Ambientalista Floresta para o Futuro escolheu o Ribeirão Pau D’alho  para desenvolver sua primeira ação.   O Ribeirão nasce dentro do perímetro urbano da cidade de Boituva -SP, próximo ao bairro Pinhal, percorre 2,5 Km em área residencial e encontra-se com o Córrego Taunus, que ao seu lado encontra-se a Estação de Tratamento de Esgoto onde são jogados todos os esgotos da Cidade que consequentemente são lançados na ramificação do córrego Taunus e o Ribeirão do Pau d’alho, sem nenhum tratamento, estação que encontra -se totalmente desativada, poluindo as aguas que através destes córregos vão para as cidades vizinhas, principalmente para a Cidade de Porto Feliz. 
Estação de tratamento de esgoto desativada

A  A.A.F.F.  iniciou seus trabalhos de recuperação  e conservação da nascente e margens do Ribeirão Pau d’alho em 2008, ano de sua fundação, destinada totalmente em proteção do Meio Ambiente.        
O Programa de Recuperação Hídrico Florestal do Ribeirão Pau d’alho tem como principais objetivos:
1. Recuperar e preservar o ambiente ribeirinho, com o envolvimento da sociedade, visando o desenvolvimento da consciência cidadã.
2. Reflorestar e preservar as margens do Ribeirão, das nascentes à confluência com o córrego Taunus.
3. Contribuir para a educação ambiental.
4. Preservar o manancial do Município de Boituva.
5. Preservar as espécies florestais e frutíferas nativas, que servem de alimento e abrigo para aves e outros animais da região.
6. Preservando esta área, servirá de referencia para a recuperação e preservação dos demais ribeirões, córregos e lagoas da Cidade.
Este Projeto será apresentado ao DEPRN – Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais, órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Projeto de Restauração Florestal das margens do Ribeirão Pau d’alho,  para obter permissão do mesmo departamento para efetuar o plantio nos 30 metros de cada lado que margeiam o Ribeirão, numa área de aproximadamente 40.000 m2, correspondentes aos primeiros quatro quarteirões da área total a ser reflorestada.
A organização aceitará doações de mudas de essências nativas para esta primeira fase de plantio.
Serão realizadas divulgações e reuniões com os moradores do entorno do primeiro trecho a ser reflorestado, para a apresentação da Associação e de seus objetivos e para convidá-los a participar desta ação.
Será efetuado a coleta inicial de lixo, a capinação, o preparo das  covas, nas margens do Ribeirão,  numa área de 20.000 m2, se necessário aceitaremos os serviços de maquinas agrícolas para alguns serviços.  
   Diante das dificuldades encontradas na organização do evento do reflorestamento, a Associação entendeu que seria mais racional dividir o Programa em três fases de execução. 
Fase I: Plantio de essências nativas na nascente e margens do Ribeirão, entre os trechos...tal tal, numa área em que o Ribeirão percorre quatro quarteirões, com a participação dos alunos das escolas de Boituva. Antes e durante o evento, os alunos tomariam conhecimento de assuntos ligados ao meio ambiente e técnicas de plantio.
  Fase II: Plantio de essências nativas nas margens do Ribeirão com a participação de estudantes das escolas de Boituva e dos moradores do entorno, uma vez que o Ribeirão corre nos fundos de muitos quintais.  
Fase III: Educação Ambiental voltada para os alunos das escolas e principalmente para o cidadão boituvense abordando temas referentes  à coleta seletiva de lixo, queimadas, conservação dos recursos hídricos, conservação das matas ciliares e desenvolvimento da consciência cidadã.
 Fase I do Programa de Recuperação Hídrico Florestal do Ribeirão Pau d’alho
Entre os dias Tal e tal do mês Tal de 2011, a Associação e parceiros iniciaram o plantio de mudas de árvores nativas, a partir da cabeceira do Ribeirão, localizada no Bairro Pinhal, zona urbana do Município de Boituva.
A atividade de plantio contará com a participação de diversas escolas boituvense, tanto públicas quanto particulares, desde a educação infantil até o ensino superior, inclusive classes de alunos especiais.  
Antes e durante o plantio, os alunos receberão informações variadas sobre recursos hídricos, mata ciliar, poluição, queimadas e lixo. No evento, a organização poderá contar com outras entidades que, de alguma forma, poderá proporcionar alimentação necessária para os voluntarios participantes.
Todos os  participantes receberam da Associação um certificado de participação.
Instituições Educacionais Beneficiadas :
as voluntarias.
TOTAL DE ALUNOS PARTICIPANTES:
Todos voluntarios 
TOTAL DE MUDAS NATIVAS PLANTADAS:
necessárias
Durante seis meses, as atividades no Ribeirão ficarão restritas à manutenção do reflorestamento. Voluntários, ou funcionários de empresas voluntárias ou contratados temporariamente pela Associação promoverão a capina e o coroamento das mudas, combate às formigas, adubação, rega, abertura de aceiros e a limpeza da área com roçadeira costal.
 Fase II do Programa de Recuperação Hídrico Florestal do Ribeirão
 No dia Tal do mês Tal será dado o início à Fase II do Programa de Recuperação Hídrico Florestal do Ribeirão, realizando o replantio das mudas de espécies nativas na área da nascente.
O replantio será realizado em função de falhas naturais de mortandade de mudas.
Serão efetuadas preferencialmente por alunos que participaram anteriormente na Fase I.
Nos meses seguintes ao replantio, a Associação promoverá o manejo da área reflorestada executando o coroamento das mudas, capina, rega, combate a pragas e formigas, adubação e manutenção dos aceiros.   
Também será realizado  a delimitação de áreas reservadas para o plantio de espécies ornamentais.
Durante o plantio os alunos coletarão os lixos na área próxima e poderão comparar o ambiente degradado e poluído com o ambiente preservado e limpo.
Para cada turma de alunos será ministrada palestra sobre a importância da água e sua relação com a mata ciliar.
Neste evento, poderemos contar com a participação de pessoas, empresas privadas, órgãos públicos, inclusive da Vigilância Sanitária, que poderá pesquisar a existência de esgoto clandestino e a presença de mosquitos transmissores da dengue.
Fase III do Programa de Recuperação Hídrico Florestal do Ribeirão Pau d’alho
 Dando início à fase de Educação Ambiental, após cinco ( 5 ) meses da Fase II  a Associação desenvolverá  atividades envolvendo os moradores do entorno do Ribeirão Pau d’alho  e alunos  do ensino fundamental.
A Associação poderá criar uma cartilha Ribeirão Pau d’alho, destinada aos alunos do ensino fundamental das escolas boituvense e para a população do entorno do Ribeirão.
Esta cartilha terá como objetivos a divulgação da Associação, do Programa de Recuperação Hídrico Florestal do Ribeirão Pau d’alho e a conscientização da importância de recuperar áreas de mananciais através do reflorestamento e despoluição dos recursos hídricos.
Para a impressão de 2000 cartilhas, a Associação teve contar com ajuda financeira de empresas e com sobras de recurso adquiridos através de doações.
Para prevenir e combater as queimadas na área do reflorestamento, a Associação instalará placas educativas para chamar a atenção da população e investir em aceiros e na capina do reflorestamento. Também atuará em políticas públicas e trabalhará na consolidação da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas Rurais e Urbanas. 
 Empresa Amiga do Ribeirão Pau d’alho
 Na sequência será elaborada a campanha denominada Empresa Amiga do Ribeirão Pau d’alho, destinada às empresas que queiram colaborar com a Associação no projeto de reflorestamento do Ribeirão.
 Recuperando a fauna e flora, esperamos também recuperar a cidadania da população com atividades voltadas para a educação ambiental, para que todos possam usufruir, com sabedoria, de uma bela área.
O Programa de Recuperação Hídrico Florestal do Ribeirão Pau d’alho visa reflorestar a nascente e margens do Ribeirão com árvores nativas e plantas ornamentais, mantendo totalmente reflorestadas.
O objetivo da Campanha Empresa Amiga do Ribeirão Pau d’alho, é obter recursos financeiros para manter, na área do reflorestamento, um trabalhador rural com a função de coroar as mudas, manter aceiros limpos, capinar, plantar, dar combate às formigas, coletar lixo e impedir queimadas. Seja Amigo do Ribeirão Pau d’alho.
 Ligue para: 15 9730 8014

Nenhum comentário:

Postar um comentário